Conferência Ibérica da APDEN: contributos para a Reforma do Mercado Europeu de Energia

Authors
  • Lucila de Almeida
  • Beatriz Gomes

No passado dia 9 de novembro, a NOVA School of Law recebeu a Conferência Ibérica da APDEN intitulada «Contributos para a Reforma do Mercado Europeu de Energia», organizada conjuntamente com a APE – Associação Portuguesa da Energia e a NOVA School of Law, através do NOVA Green Lab, em parceria com AEDEN – Asociación Española de Derecho de la Energía, a EFELA – European Federation of Energy Law Associations e o Club Español de la Energía.

Discutiu-se o passado, o presente e o futuro da energia no mercado ibérico, bem como temas no âmbito do setor energético, dos quais se destacam as recentes reformas legislativas aprovadas e em curso de aprovação na União Europeia no âmbito do setor de energia, motivadas pelo Pacto Ecológico Europeu e REPowerEU, bem como o seu impacto no mercado ibérico da energia.

A Conferência Inbérica da APDEN decorreu durante todo o dia e foi estruturado em um painel abertura, quatro painéis temáticos e um painel de encerramento.

O painel de abertura inciou-se com a Professora Lucila de Almeida a dar as boas vindas a todos os 98 participantes à NOVA School of Law, reforçando a missão do NOVA Green Lab e o NOVA Ocean na formação de alunos na investigação sobre o papel do direito na transição energética. Foi então seguida pelo Professor José Luís Cruz Vilaça, presidente da APDEN, e Professor Vicente Lopez-Ibor Mayor, Presidente da AEDEN e EFELA, que agradeceram à organização do evento, oradores, e participantes. O evento ainda contou com a research associate and project manager do NOVA Green Lab como mestre de cerimônia, Beatriz Gomes.

Painel de Abertura
Audiência

Os quatro painéis presentes representaram diferentes temas e momentos na história do setor energético. O primeiro painel, moderado pelo Presidente da APDEN, Professor José Luís Cruz Vilaça, versou sobre o tema “Mercado Ibérico, Que reformas?”. Discutiram-se os desafios na construção do mercado ibérico MIBEL, velhas e novas políticas públicas, digitalização, descentralização e envolvimento do cidadão e das comunidades na gestão dos recursos energéticos. Estavam presentes nesse painel:

• Jorge Vasconcelos,Presidente, NEWES
  • Vicente Lopez-Ibor Mayor, Presidente, AEDEN e EFELA
  • Luís Braga da Cruz, Presidente do Conselho de Curadores, Universidade do Porto
  • Sandra Pinto, Head of Regulation and Markets, EDP
  • Joaquín Suárez Saro, Director Serviços Jurídicos, EDP España
Painel I – Mercado Ibérico, Que reformas?
Prof. Jorge Vasconcelos com o Presidente e Diretor Executivo da APE, Eng, João Torres e Eng. Bento Morais Sarmento.

O segundo painel, moderado pelo Diretor Jurídico da ERSE, Dr. Filipe Matias Santos, explorou “O impacto do princípio da independência energética europeia”. Sobre o tópico, desenvolveram-se os temas da (in)dependência tecnológica e geográfica do setor, bem como das estratégias regulatórias para combater a imprevisibilidade associada à transição energética. Estavam presentes nesse painel:

• Lucila de Almeida, Diretora NOVA Green Lab, NOVA School of Law
  • Rui Eustáquio, Global Head of Risk, EDP
  • Laura de Rivera García de Leániz, Diretora Regulação e Serviços Jurídicos, REDEIA
  • Ricardo Ferrão, Head of Regulation Portugal, ENDESA Portugal e Enerclub
Painel II – O impacto do princípio da independência energética europeia
Conferência «Contributos para a Reforma do Mercado Europeu de Energia», na Nova Law, em Lisboa.

O terceiro painel, moderado pela Head of Regulatory & Public Law da Linklaters, Dr. Maria de Athayde Tavares, versou sobre a “Energia dos Contratos”, discutiram-se as oportunidades e desafios ligados à ampliação da produção de renováveis recorrendo aos ‘Power Purchase Agreements’ – PPA’s – através da lente das empresas geradoras e instituições financiadoras dos contratos e dos projetos associados. Estavam presentes nesse painel:

• Rui Corrêa Henriques, Head of Global Debt finance Portugal, Santander
  • Jorge Velasco Fernández, Diretor Serviços Jurídicos, AXPO Iberia
  • João Cordeiro de Sousa, Principal, Hyperion Renewables
Painel III – As energias dos contratos
Ordadores do painel III e participantes com as Diretoras da APDEN, Dra. Vanda Cascão e Dra. Ivone Rocha.

No último painel, moderado pelo Presidente da APE, João Torres, desenvolveu-se o tema da “Energia do Futuro e o Futuro da Energia”. Neste quarto painel, membros da Future Energy Leaders falaram sobre as oportunidades profissionais no setor da energia, bem como as ‘skills’ de multidisciplinariedade e adaptação, muito associadas a uma equipa que trabalha no setor.

• Filipe Vasconcelos, Future Energy Leaders
  • Catarina Santos, Future Energy Leaders
  • Flavia Lima, Future Energy Leaders
  • Alejandro Leiva López, Professor Ayudante Doutor, Universidade de Almeria
Painel IV – Energia do Futuro e o Futuro da Energia

A conferência terminou com uma análise sobre o papel do direito e do ensino interdisciplinar para a transição energética da Professora Assunção Cristas e do Eng. João Torres, que comentaram brevemente os temas abordados e concluíram o dia com a chave de ouro.

Painel de Encerramento

Todos os painéis terão cobertura escrita que será brevemente disponibilizada em formato de Relatório no website do NOVA Green Lab.

Apoio dos estudantes da NOVA School of Law na receção dos oradores e participantes
Coffee Breaks e almoço oferecidos pela EFELA, AEDEN, APE, Cruz Vilaça Advogados,TELLES e Instituto do Conhecimento/Abreu Advogados
Authors
  • Lucila de Almeida