Nos dias 1, 2 e 3 de Novembro, o Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE e a VALE se uniram para debater conquistas, oportunidades e desafios marcados pelo destaque e protagonismo que a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) ganhou nos últimos anos, principalmente diante da crise climática e do acirramento das desigualdades – o Forum ESG.
No segundo dia do evento, a Professora Lucila de Almeida, Diretora do NOVA Green Lab e Abreu Chair in ESG Impact, moderou o primeiro painel sobre ´Eficiência e Transição Energética´, que deu-se lugar entre 10:40h às 12:00h, com ilustres oradores e participantes:
- Lucila de Almeida | Professora da Nova School of Law (moderação)
- Alexandre Silveira | Ministro de Minas e Energia do Brasil
- Miguel Fontes | Secretario de Estado do Trabalho de Portugal
- David Zylbersztajn | Professor da PUC-Rio
- Ferrari Careto | CEO da E-Redes Portugal
Assista a integra do painel abaixo:
Na introduçã do painel, a Professora Lucila de Almeida enfatizou que é impossível falar de ESG sem falar de transição energética. Sobre o E do ESG, sendo o setor de energia responsável por 75% das emissões de carbono no mundo, qualquer meta de redução de emissões de gases de efeito estufa e mitigação do aquecimento global passa pelo compromisso de limpar a matriz energética. Sobre o S do ESG, ainda existe uma pequena parcela da população mundial sem acesso à eletricidade ou clean cooking. Todavia, os impactos sociais não se limitam à acessibilidade físicas das infrestruturas, mas também financeira. Há uma parcela significativa da população que vive em níveis de ´probreza energética´, nomeadamente indivíduos que compretem mais de 10% das rendas para pagar o custo da energia pela eletricidades ou aquecimento em suas residências.
O painel continuou com duas rodadas de perguntas, onde os oradores falaram sobre a eficiência e transição energética como uma obrigação do Estado na primeira rodada, e o mesma como uma obrigação das empresas na segunda rodada.