How to Write a Paper: The Do´s and Don´ts

• Time:

• Location:

Zoom

No dia 2 de abril, o NOVA Green Lab, em colaboração com a NOVA Financial Markets, promoveu um workshop destinado a dotar os investigadores de conhecimentos e técnicas essenciais para uma escrita académica eficaz.

Speakers:

• Professor Lucila de Almeida.

A Professora Lucila é a Abreu Chair in ESG Impact e Coordenadora do NOVA Green Lab na NOVA School of Law. É também Part-time Full Professor(equivalente a Professora Catedrática) no European University Institute e na Wageningen University & Research, co-Diretora do Projeto Regulatory Deliverye membro da Comissão de Coordenação da Florence School of RegulationRobert Schuman Center for Advanced Studies.

A Professora Lucila trabalhou em vários projetos como investigadora e consultora financiada por prestigiadas organizações, entre elas a Agência Internacional de Energia (2019-2023), Berlin Economics (2020), a Academy of Finland (2017-2018), o Conselho Europeu de Investigação (2013-2016) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (2011). O seu trabalho, até à data, tem resultado em numerosas publicações em revistas internacionais como, por exemplo, Yearbook of European Law (Oxford Journal), Transnational Environmental Law (Cambridge Journal), Energy Policy (Elsevier), e livros revistos por pares com Hart Publishing, Edward Elgar e Springer.

• Professor Joana Farrajota.

A Professora Joana Farrajota é licenciada (2002) e Doutora (2014) em Direito Privado pela NOVA School of Law. É Professora Auxiliar da NOVA School of Law e coordenadora do Master in Law and Financial Markets, o resultado de uma parceria entre a NOVA School of Law e a NOVA Information Management School. Como académica, regeu diversas disciplinas e publicou sobre diversos temas de direito privado, com especial incidência no Direito dos Contratos. Atualmente, rege as disciplinas de Banking Law, Risk Management in Financial Contracts, Introdução à Mediação, Prática Processual Civil e Providências Cautelares (todas do mestrado), sendo também a atual coordenadora do centro de investigação NOVA Financial Markets.

Detalhes:

O evento teve como base o texto de Gareth Davies, entitulado “The Relationship between Empirical Legal Studies and Doctrinal Legal Research”, que aborda a interação entre estudos legais empíricos (ELS) e pesquisa legal doutrinária (DLR), destacando que, ao invés de serem competidores estáticos, são atividades interdependentes que podem influenciar-se mutuamente. Destaca-se a necessidade de ELS incorporar a doutrina legal no seu arcabouço teórico para evitar críticas de ser excessivamente orientado para policy. Por outro lado, a DLR pode beneficiar da ELS para evitar esterilidade e apatia perante a prática. A relação entre ELS e DLR apresenta desafios e oportunidades, exigindo reflexão. Isto ressalta a importância do estudo empírico em Direito, de modo a enriquecer a análise jurídica e sua relevância social.

• Date:

2nd April